Menus

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Instalação “ Narrativas visuais: uma forma de Comunicar”



Visitem esta exposição que está na nossa Biblioteca até ao dia 14 de  outubro de 2016.  
  Este projeto, realizado pela Professora  Maria Barroso, de  Educação Tecnológica, com uma turma,  
  consiste na narração visual da obra " As Aventuras de João Sem Medo" de José Gomes Ferreira. 
    Os  alunos, sob a orientação da Professora, ilustraram/contaram a história, através da pintura em tela e posterior aplicação em serapilheira. 


"A partir da leitura do livro  Aventuras de João Sem Medo,propôs-se aos alunos a criação das suas próprias ilustrações representando momentos marcantes dos vários capítulos (livro composto por 15 capítulos; 2 alunos representaram o mesmo capítulo).
Foram produzidas telas com uma dimensão de 20x20cm, num total de 100, as quais narram todo o percurso, desde o primeiro capítulo ao décimo quinto, das Aventuras de João Sem Medo.
As telas foram sobrepostas e cosidas como uma collage, sobrepostas em serapilheira com a técnica de patchwork, técnica proposta por Munari, no livro Das Coisas Nascem Coisas.
A dimensão do livro com um comprimento de 13m, está repleto de criatividade, quer na forma como é estabelecida toda a narrativa nele contida, a partir das imagens criadas impregnadas de mensagens significativas, quer no seu aspeto visual como a composição, a cor ou a textura, a qual nos convida à leitura de uma forma muito criativa e entusiasmante.
A ilustração do “livro coletivo”, baseado na obra de José Gomes Ferreira, Aventuras de João sem Medo, tem início a partir do casaco (momento em que João decide sair da sua aldeia), percorre um total de 13m com peripécias e aventuras. (dimensão do livro) e volta ao casaco (aldeia do João) como final da história."

A Professora Maria Barroso


Sem comentários:

Enviar um comentário