Menus

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Algumas sinopses e opiniões de alunos do 11º ano sobre o filme “Os Maias”, de João Botelho…




“O filme conta-nos a história da família Maia.
Carlos da Maia, filho de Pedro da Maia e neto de Afonso da Maia formou-se em medicina na Universidade de Coimbra, porém são os seus encantos e as suas paixões que dão vida a este filme.
Carlos da Maia apaixona-se de verdade por Maria Eduarda, vivendo um amor proibido…
É uma história trágica, romântica e apaixonante.“

“ Pedro da Maia foge com Maria Monforte, para desgosto do seu pai, Afonso da Maia. Desta relação nascem dois filhos. Contudo, a relação é arruinada quando Maria foge … com um italiano, levando a filha Maria e deixando o filho Carlos a cargo de Pedro. Pedro não suporta a perda e suicida-se. Carlos fica então com o avô e forma-se em medicina. Acaba por conhecer Maria Eduarda, suposta esposa de Castro Gomes, um brasileiro. No entanto, Carlos descobre que ela afinal não é sua esposa. Contudo o amor de ambos é arruinado quando descobrem que o seu amor é completamente impossível,…”

“… A obra Os Maias é uma obra muito extensa e pormenorizada, sendo por isso muito difícil de adaptar ao cinema. Contudo, é um filme muito importante para a disciplina e para consolidar a leitura de Os Maias. “

“… Talvez se fosse um cenário mais realista, o filme tivesse outro impacto”.

“ O filme era bom, no geral, seguindo a obra com rigor…”

“ Apesar de resumir bem o livro de Eça de Queirós, os cenários não parecem reais, passam-se muitos anos à frente sem fazer nenhum tipo de ligação. Estes aspectos fazem com que o filme não cative a nossa atenção. “

Sem comentários:

Enviar um comentário