Menus

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Semana dos Direitos Humanos e Exposição da APAC “ Um Olhar sobre o figurado”


De 4 a 7 de dezembro, na Biblioteca, lembramos mais uma vez não apenas a data da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos , mas o teor do seu alcance e a necessidade de por ela lutarmos. Difundir o respeito pelos direitos humanos é um desiderato educativo, mas também uma necessidade que se impõe a todos e a cada um. Conhecer os nossos direitos sem esquecer que somos também sujeitos de deveres. Assim aconteceu com a  maratona de cartas da Amnistia. 
Ainda integrada na semana dos direitos humanos a biblioteca  recebeu uma imaginativa e criativa exposição de artefactos ligados ao imaginário iconográfico artesanal da região.  Foram algumas as peças aqui representadas tal como a figuração dos tradicionais santos populares, inusitadas cabeças de galo, animados músicos num coreto, dançarinas do Minho, cabeçudos ou um gigantone, máscaras do "mafarrico" ou até um casal de diabos!
A mostra, designada "Um Olhar Especial no Figurado", é composta por uma variedade de peças que recriam, por via de uma "nova abordagem plástica", figuras de um quotidiano rural e vivencial que não se fecha ao imaginário nem tampouco ao fantástico, tão presentes na mundividência das tradições, ritualizações e crenças das gentes, que os artesãos da região tão bem souberam ler, interpretar e expressar.
Foi uma viagem ao fabuloso mundo do "Figurado", património cultural material e imaterial da nossa região, criado pela imaginação e criatividade do artesanato local e, nesta exposição, recriado (com materiais que não o tradicional barro) pelos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da APAC(Barcelos) que também nos deram o seu testemunho

Sem comentários:

Enviar um comentário